Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

que porra é steve jobs?

todo mundo sabe da morte dessa criatura que encantou gerações, revolucionou o mundo, deixou sua marca com... bem, o que que esse maluco fez? Um radio portatil? Um computador portatil? grandes invenções essas, hein? a verdade é que a apple é famosa por fazer produtos pra gente rica. É a mais pura verdade, e é por isso que eu não conheço ninguem com um computador da apple.
mas na verdade podemos destacar uma criação dele como sendo "original": Ipod. graças a ele, você pode ouvir musica enquanto seu professor tá explicando o assunto da prova. e graças a ele, as pessoas não precisavam comprar o disco inteiro, se elas quiserem, compram ou baixam ilegalmente apenas um faixa.
isso levou ao que nos conhecemos como o grande frio nas espinhas das industrias fonograficas mundial. se as pessoas quisessem, era só entrar na internet, pegar um musica e não pagar nada por isso. é claro que ele não foi o unico culpado, os sites de compartilhamento de musicas foram essencias nessa revolução, mas sem o ipod, isso nunca teria acontecido.
é claro que depois de um tempo as empresas desencanaram e perceberam que tinham mais a lucrar que perder com a internet, mais ai vem uma boa questão; afinal, as empresas podem ter o monopólio da produção cultural? em outras palavras, as empresas são donas das musicas.
talvez sim, até por que essas empresas que investem em bandas e cantores, fabricam os cds, dizem para a banda se vender, mas, a musica, como produto cultural, deveria ser publica. é assegurada a todos o direito de ter acesso a essa cultura, seja ela de qualquer forma.
imagine a seguinte situação: eu compro o cd, eu digitalizo o cd, salvo no meu pc, afinal, eu comprei e o cd é meu, e então eu distribuo esse cd na internet de graça. algum crime? talvez sim, o cd é seu, mas as musicas...
as musicas estão protegidas por uma coisinha chamada direitos autorais, é essa coisinha que impede que eu pegue a musica "ai se te pego" e vendo como se fosse minha. essa coisinha tambem, teoricamente, impede que você distribua de graça as musicas do autor, ou venda como se fosse sua eu já falei isso
enfim o que eu quero dizer é que: steve jobs quase revolucionou o mundo da musica, e  revolucionou os computadores, em resumo, ele é o vasco do mundo da computação.
segundo, eu defendo o seguinte: o acesso a musicas de graça na internet é praticamente impossivel de ser controlada, mas se cada pessoa pensar que o autor dedicou seu tempo, seu dinheiro e sua criatividade se ele tiver para criar aquela musica de que tanto gostamos, devemos tentar lhe dar os creditos por essa obra prima ou não.
todos os cds que eu tnho de forma ilegal 4shared, eu te amo!, eu pretendo comprar algum dia, mas com o salario de menor aprendiz dos correios...

Um comentário: